Bem-vinda, Comissão!
No intuito de enriquecer o desenvolvimento do SNIIC, a Secretaria de Políticas Culturais, por meio de nossa Coordenação-Geral de Cultura Digital, e a Diretoria de Gestão Estratégica receberam os colaboradores das unidades e vinculadas do Sistema MinC, que formam, de acordo com a Portaria MinC nº 96/2010, a Comissão do SNIIC. Estiveram presentes na reunião, realizada em Brasília no dia 04/10, representantes da Secretaria de Articulação Institucional, Secretaria do Audiovisual, Secretaria de Economia Criativa, Secretaria de Cidadania e Diversidade Cultural, Secretaria de Fomento e Incentivo à Pesquisa, Fundação Nacional de Artes, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e Instituto Brasileiro de Museus.
A base legal de criação do SNIIC e sua principal característica como ferramenta para o monitoramento e a avaliação do Plano Nacional de Cultura tiveram o destaque inicial da reunião. Em seguida, foi apresentando o conceito expandido do sistema, que vem sendo base para o seu desenvolvimento – uma ferramenta de gestão que, impulsionada pelos conceitos da cultura digital, visa a atender às demandas das sociedades contemporâneas por maior transparência e participação na formulação e gestão das políticas públicas e estimular a economia da cultura.
A partir da demonstração dos primeiros módulos do SNIIC – o Cubo da Cultura (Extrator de dados), o Mapa da Cultura, o Cadastramento de equipamentos culturais por acesso remoto e o processo de Consulta Pública das Metas do PNC, foi possível explorar e vislumbrar, conjuntamente com os colaboradores da Comissão, algumas de suas aplicabilidades.
Por meio da participação ativa dos colaboradores da Comissão, importante interlocutora junto às unidades do Sistema MinC, foi possível realizar a prospecção de novas oportunidades, derivadas de demandas e necessidades das próprias unidades, que o sistema poderá abarcar em seu desenvolvimento. Assim, destacamos a importância de seu envolvimento para o sucesso do projeto e aproveitamos para elencar o diagnóstico de três principais desafios para serem trabalhados de maneira conjunta:
– Identificar e agregar as bases de dados: conhecer as bases de dados já existentes no sistema MinC e propor soluções técnicas para viabilizar que elas sejam agregadas, de forma compartilhada – mantendo suas autonomias, com o SNIIC. Agregar as informações é fazê-las circular mais rapidamente. Na sociedade da informação, é a chave para o sucesso.
– Definir tipologia, taxonomia e caderno de dados: um sistema de informações que funciona é aquele que se mantém vivo, atualizado e que disponibiliza dados úteis para seus usuários. Por isso, com o auxílio de nossa Coordenação, é fundamental a participação das áreas fins, que detém o conhecimento sobre suas próprias especificidades, para a definição da tipologia, taxonomia e do caderno de dados.
– Desenvolver arranjos que dinamizem a captação das informações junto às instituições e à sociedade: A experiência com a Fundação Biblioteca Nacional apresentou a vinculação entre a necessidade de atualizar as informações cadastrais no Cadastro Nacional de Bibliotecas para a realização de ações de fomento e modernização e atualização de acervos. Cumpre aos colaboradores da Comissão, diagnosticar arranjos semelhantes, que dinamizem a captação das informações de suas respectivas áreas culturais.
Disponibilizamos abaixo o arquivo utilizado por José Murilo na apresentação dos conceitos que orientam a implementação do SNIIC:
Acreditamos que foram cumpridos os objetivos planejados para nossa reunião. O próximo passo envolve encontros bilaterais com as unidades.
Bem-vinda, Comissão!
Esperamos realizar um bom trabalho.
não é possível seguir voces pelo facebook ?
Aguardo
Abs ,
RR