O Mapas Culturais é um software livre para mapeamento colaborativo e gestão da cultura que contribui tanto para qualificar a gestão pública, ao promover mais eficiência, quanto para a sua atualização frente às Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs). O sistema pode ser baixado gratuitamente e utilizado por qualquer pessoa com algum conhecimento técnico. Ele funciona assim; é alimentado tanto pelo poder público, que insere na plataforma informações sobre os equipamentos culturais, programações oficiais, editais, etc.; como pela população em geral, que se cadastra como agente de cultura (individual ou coletivo) e pode divulgar suas próprias programações.

A partir de outubro de 2015, o Mapas Culturais foi adotado pelo  Sistema Nacional de Informações e Indicadores Culturais (SNIIC), o que permitirá a integração dos sistemas. O software foi criado em parceria entre o Instituto TIM e a Secretaria de Cultura do Município de São Paulo, o primeiro a adotar a plataforma (SP Cultura). Atualmente, Mapas Culturais também está em operação nos locais:

Mapa da Cultura – MinC – http://mapas.cultura.gov.br/
Cultura RS – Rio Grande do Sul – http://mapa.cultura.rs.gov.br/
Mapa Cultural do Tocantins – Tocantins – http://mapa.cultura.to.gov.br/
Mapa Cultural do Ceará – Ceará – http://mapa.cultura.ce.gov.br/
SP Estado da Cultura – São Paulo – http://estadodacultura.sp.gov.br/
Cultura MT – Mato Grosso – https://mapas.cultura.mt.gov.br/
Mapa nas Nuvens – DF – http://mapa.cultura.df.gov.br/
SP Cultura – São Paulo (SP) – http://spcultura.prefeitura.sp.gov.br/
Lugares da Cultura – São José dos Campos (SP) – http://lugaresdacultura.org.br/
Blumenau Mais Cultura – Blumenau (SC) – http://blumenaumaiscultura.com.br/
Sobral Cultura – Sobral (CE) – http://cultura.sobral.ce.gov.br/
JP Cultura – João Pessoa (PB) – http://jpcultura.joaopessoa.pb.gov.br/
CulturAZ – Santo André (SP) – http://culturaz.santoandre.sp.gov.br/
BH Faz Cultura – Belo Horizonte (MG) – http://mapaculturalbh.pbh.gov.br

O Ministério da Cultura, por meio da Coordenação Geral de Monitoramento de Informações Culturais, oferecerá suporte a estados e municípios que desejam implementar o Mapas Culturais em suas regiões para unidades gestoras que já aderiram ao Sistema Nacional de Cultura (SNC). Caso seu estado ou município não tenha aderido ao SNC saiba com aqui.

O apoio se dará por meio da oferta de infraestrutura tecnológica e material de apoio e de formação a distância. Além do mapa, também serão oferecidos um site e um aplicativo para celular que agregarão a programação cultural presente no mapa e apresentará para o público em geral de uma maneira mais amigável. Nossa previsão é que possamos oferecer esses serviços aos estados e municípios a partir do segundo semestre de 2016. Se você é gestor/a cultural e está interessado/a, entre em contato! 

Importante pontuar que recomendamos que as informações sobre seu estado ou município sejam incluídas desde já no Sistema Nacional de Informações e Indicadores Culturais (http://mapas.cultura.gov.br) tanto por parte dos gestores locais como pelos agentes culturais. Desta forma, no momento em que seu estado ou município já tiver o próprio mapa local ele já contará com informações atualizadas de sua região.