Mapeamento de profissionais, acervos e instituições de Arquivos

O presente mapeamento visa a levantar, em caráter preliminar, a situação atual do complexo universo da atividade arquivística no país por meio de um abrangente levantamento de dados sobre profissionais, instituições e acervos de Arquivo.

A iniciativa tem por objetivo orientar a composição do futuro Colegiado Setorial de Arquivos, instância de assessoramento do Conselho Nacional de Políticas Culturais, órgão de representação dos diversos segmentos culturais junto ao Ministério da Cultura.

O formulário de cadastramento está sendo realizado em parceria com a Coordenação-Geral de Cultura Digital dentro do projeto SNIIC – Sistema Nacional de Informações e Indicadores Culturais. O presente preenchimento não dispensa a inscrição das instituições no CODEARTE – Cadastro Nacional de Entidades Custodiadoras de Acervos Arquivísticos, mantido pelo CONARQ.

Inscreva-se, preenchendo o formulário a seguir, e divulgue a iniciativa.

Sua participação é fundamental para a formação do Colegiado Setorial de Arquivos.

O formulário está dividido em três eixos principais:

1. A seção Identificação do responsável pelo preenchimento reúne campos para identificação do cadastrante e se este é autônomo ou vinculado a alguma instituição.

2. A seção Identificação e características da instituição tem como objetivo identificar a existência de pessoas jurídicas e dirigentes responsáveis. Além disso, visa a coletar informações sobre as diferentes instâncias hieráquicas envolvidas na atividade de produção, gestão e preservação de acervos arquivísticos culturais.

3. A seção Acervos reúne campos para a caracterização da natureza, constituição e do uso do acervo da instituição.

Maiores informações sobre esse processo podem ser obtidas no site do Ministério da Cultura, nas seções sobre a Conferência, o Conselho Nacional de Política Cultural e o Grupo de Trabalho, encarregado de conduzir a formação do Colegiado Setorial de Arquivos.

6 thoughts on “Mapeamento de profissionais, acervos e instituições de Arquivos

  1. ROSÂNGELA BEATRIZ ESPÍNOLA CARVALHO DA CUNHA says:

    SOMOS INSTITUIÇÃO FILANTRÓPICA QUE ATENDE PESSOAS PORTADORAS DE DEFICIÊNCIA MENTAL E QUE DESENVOLVE PROJETOS DE ARTESANATO

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *