I Fórum Nacional de Sistemas de Informações Culturais

Dados e indicadores são essenciais para o desenvolvimento de políticas públicas em qualquer área, pois ajudam os gestores a planejar suas ações com maior eficiência e alcance. Com a perspectiva de valorizar e promover esse conhecimento, o Ministério da Cultura (MinC) e a Secretaria de Cultura da Paraíba realizam de terça-feira, 20 de outubro, a quinta-feira (22), o I Fórum Nacional de Sistemas de Informações Culturais.

O evento será na Fundação Casa de José Américo, em João Pessoa. Na abertura, às 17h, haverá um debate sobre Sistemas de Informação na Gestão Cultural, com as participações do secretário de Políticas Culturais do MinC, Guilherme Varella, e do secretário de Cultura da Paraíba, Lau Siqueira.

Na ocasião, Guilherme Varella apresentará a nova fase do Sistema Nacional de Indicadores e Informações Culturais (SNIIC). A proposta é que, a partir dele, qualquer pessoa possa buscar, em um mesmo ambiente, conteúdos sobre a cultura brasileira provenientes de diversas bases de conhecimento.

Uma delas é o Mapas.cultura, que substitui o antigo cadastro do SNIIC. A diferença é que agora essa ferramenta será mais fácil de usar, com mais possibilidades de filtros de busca, e estará integrada a outras bases de dados do MinC, como a Rede Cultura Viva, o Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas e o Cadastro Nacional de Museus. O Mapas.cultura permitirá identificar eventos no Brasil inteiro, o que possibilitará a construção de uma agenda colaborativa.

“Este mapa servirá como base para todos os sistemas do MinC, integrando, finalmente, as várias ações do Ministério e possibilitando o desenvolvimento de novas ferramentas digitais para cultura, como aplicativos de agenda cultural, plataformas de circulação artística e outras ideias que estamos desenvolvendo”, explica o coordenador-geral de Monitoramento e Informações Culturais do MinC, Leonardo Germani.

Para os próximos meses

Durante o debate, serão apresentados os demais módulos em desenvolvimento que serão lançados nos próximos meses, dentre eles o Publicações.cultura. O ambiente reunirá pesquisas, artigos, estudos, produtos de consultorias e outros materiais de interesse para políticas culturais.

Está previsto ainda no site o Indicadores.cultura, que trará gráficos, tabelas e informações sobre políticas do segmento. O primeiro painel lançado reunirá dados sobre o programa Vale Cultura, como distribuição e uso do benefício.

Além deste módulo, haverá o espaço Dados.cultura, com dados abertos, seguindo padrões internacionais de transparência, como contratos do Ministério e status de adesão dos municípios ao Sistema Nacional de Cultura (SNC).

Como inovação importante, o site do SNIIC terá o módulo Vocabulário.cultura. Neste ambiente, serão publicados termos que servirão de base para classificar toda a informação do sistema e para servir como referência a pesquisadores e gestores que queiram desenvolver outros sistemas.

Eixos temáticos

O objetivo do Fórum é reunir experiências de sistemas de informação cultural que existam no Brasil em todas as esferas de governo. Um dos painéis será sobre Mapeamento de Informações Culturais, com casos de São Bernardo do Campo (SP), Recife (PE) e Belém (PA).

Os temas discutidos no Fórum vão girar em torno dos eixos Tecnologia, Gestão Cultural e Cidadania. No que se refere à tecnologia, técnicos e desenvolvedores do SNIIC vão nivelar conhecimentos, articular mecanismos de colaboração e falar sobre o desenvolvimento das plataformas de informação.

Sobre a Gestão Cultural, representantes do setor público e privado discutirão como esses sistemas podem qualificar melhor seus trabalhos e ajudar a definir estratégias e prioridades.

Já no eixo Cidadania, os participantes, com forte presença da sociedade civil, vão abordar de que forma os esforços para qualificar a gestão e implantar os sistemas de informação contribuem para incentivar a cidadania cultural.

Secretaria de Políticas Culturais

 

One thought on “I Fórum Nacional de Sistemas de Informações Culturais

  1. Marissandra Porto Batista Cavalcante says:

    O incrível é esse Fórum acontecer, e as Secretarias de Cultura cadastradas no SMC não serem comunicadas.
    Para que serve em todas as reuniões e/ou encontros que temos deixar nosso contato?
    Esse Fórum deveria ter tipo mais publicidade

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *