Fórum debate importância de dados e indicadores culturais
Teve início hoje, dia 20, e prossegue até a próxima quinta-feira, dia 22, o I Fórum Nacional de Sistemas de Informações Culturais, realizado pelo Ministério da Cultura e pela Secretaria de Cultura da Paraíba, na Fundação Casa de José Américo, em João Pessoa (PB), que tem o objetivo de valorizar e promover a importância de dados e indicadores para o desenvolvimento de políticas públicas.
Às 17h, haverá um debate sobre Sistemas de Informação na Gestão Cultural, com as participações do secretário de Políticas Culturais do MinC, Guilherme Varella, e do secretário de Cultura da Paraíba, Lau Siqueira.
Na ocasião, Guilherme Varella irá apresentar a nova fase do Sistema Nacional de Indicadores e Informações Culturais (SNIIC). A proposta é que, a partir dele, qualquer pessoa possa buscar, em um mesmo ambiente, conteúdos sobre a cultura brasileira originários de diversas bases de conhecimento.
Uma delas é o Mapas.cultura, que substitui o antigo cadastro do SNIIC. A diferença é que agora essa ferramenta será mais fácil de usar, com maiores possibilidades de filtros de busca, e estará integrada a outras bases de dados do MinC, como a Rede Cultura Viva, o Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas e o Cadastro Nacional de Museus. O Mapas.cultura vai permitir identificar eventos no Brasil inteiro, o que possibilitará a construção de um calendário cultural.
“Este mapa servirá como base para todos os sistemas do MinC, integrando, finalmente, as várias ações do Ministério e possibilitando o desenvolvimento de novas ferramentas digitais para cultura, como aplicativos de agenda cultural, plataformas de circulação artística e muitas outras ideias que estamos desenvolvendo”, explica o coordenador-geral de Monitoramento e Informações Culturais do MinC, Leonardo Germani.
Secretaria de Políticas Culturais
Ministério da Cultura
One thought on “Fórum debate importância de dados e indicadores culturais”