Mapeamento de profissionais, acervos e instituições de Arquivos
O presente mapeamento visa a levantar, em caráter preliminar, a situação atual do complexo universo da atividade arquivística no país por meio de um abrangente levantamento de dados sobre profissionais, instituições e acervos de Arquivo.
A iniciativa tem por objetivo orientar a composição do futuro Colegiado Setorial de Arquivos, instância de assessoramento do Conselho Nacional de Políticas Culturais, órgão de representação dos diversos segmentos culturais junto ao Ministério da Cultura.
O formulário de cadastramento está sendo realizado em parceria com a Coordenação-Geral de Cultura Digital dentro do projeto SNIIC – Sistema Nacional de Informações e Indicadores Culturais. O presente preenchimento não dispensa a inscrição das instituições no CODEARTE – Cadastro Nacional de Entidades Custodiadoras de Acervos Arquivísticos, mantido pelo CONARQ.
Inscreva-se, preenchendo o formulário a seguir, e divulgue a iniciativa.
Sua participação é fundamental para a formação do Colegiado Setorial de Arquivos.
O formulário está dividido em três eixos principais:
1. A seção Identificação do responsável pelo preenchimento reúne campos para identificação do cadastrante e se este é autônomo ou vinculado a alguma instituição.
2. A seção Identificação e características da instituição tem como objetivo identificar a existência de pessoas jurídicas e dirigentes responsáveis. Além disso, visa a coletar informações sobre as diferentes instâncias hieráquicas envolvidas na atividade de produção, gestão e preservação de acervos arquivísticos culturais.
3. A seção Acervos reúne campos para a caracterização da natureza, constituição e do uso do acervo da instituição.
Maiores informações sobre esse processo podem ser obtidas no site do Ministério da Cultura, nas seções sobre a Conferência, o Conselho Nacional de Política Cultural e o Grupo de Trabalho, encarregado de conduzir a formação do Colegiado Setorial de Arquivos.
Sou escritor, literato, e desenvolvo projetos de Leitura sem fins lucrativo com doações de livros.
Marcos Alves
Desenvolvo Projetos Literários sem fins lucrativos, com doações de livros.
SOMOS INSTITUIÇÃO FILANTRÓPICA QUE ATENDE PESSOAS PORTADORAS DE DEFICIÊNCIA MENTAL E QUE DESENVOLVE PROJETOS DE ARTESANATO