Mapeamento e análises das pesquisas realizadas no âmbito da cultura no Brasil por entidades públicas e privadas para subsidiar o monitoramento do Plano Nacional de Cultura e a elaboração da Conta Satélite da Cultura.

Lins_2016 – Documento técnico contendo mapeamento e análise das pesquisas realizadas no âmbito da cultura no Brasil – Subsídios para o monitoramento do PNC e elaboração da CSC

Este estudo pretende contribuir com a ampliação de informações e tem como objetivo principal mapear e analisar as pesquisas realizadas no âmbito da cultura no Brasil, por entidades públicas e privadas, cujos componentes possuam interface com as políticas públicas no campo da cultura, consideradas relevantes para subsidiar o monitoramento das metas do PNC e a construção da conta satélite de cultura que se refere à meta 53.
O relatório descreve as principais fontes de dados existentes sobre a cultura no Brasil que subsidiam a consolidação das diretrizes, estratégias e ações de cada uma das 53 metas, além de apresentar comentários e sugestões mencionadas por algumas instituições e mesmo, propostas de acordos de cooperação técnica entre instituições.
Cabe ressaltar que o levantamento realizado é uma contribuição sobre as principais pesquisas do âmbito da cultura e não esgota todas as fontes de dados existentes no país, que estão sendo constantemente renovadas. O presente relatório é um primeiro passo no sentido da organização e sistematização de informações em um tema tão complexo e amplo como a cultura.
Este trabalho se encontra organizado em cinco seções. Na segunda, a descrição da metodologia; a seção 3 apresenta uma breve descrição da meta, as principais bases e pesquisas, indicando o endereço eletrônico das fontes de dados e comentários e sugestões de alguns setores e instituições responsáveis pela informação da meta; a quarta descreve a próxima etapa da pesquisa e ao final, as referências bibliográficas.