Acesse todas as apresentações, vídeos e atas das mesas do Seminário.
Conheça os convidados nacionais e internacionais que estarão presentes no Seminário Latino Americano de Informações e Indicadores Culturais para compartilhar melhores práticas e experiências de seus países.
Palestrantes Internacionais
Ana Cecilia Cissi Montilla Rugeles
É diretora de Educação Artística e Serviços Culturais do Instituto Queretano de la Cultura y las Artes, do México. Foi Secretaria Executiva das Políticas Públicas Culturais do Consejo Nacional para la Cultura y las Artes (Conaculta) por cinco anos. Atua em diversos outros países da Ibero américa como docente convidada tendo mais de 20 anos de experiência na área cultural.
Maria Alejandra Aspillaga Fariña
Membro do Conselho Nacional de Cultura e Artes do Chile, é engenheira industrial e Mestre em Cultura Histórica e Comunicação pela Universidade de Barcelona. É profissional dedicada a pesquisas no âmbito da economia da cultura e responsável pela Conta Satélite da Cultura e Mapeamento das industrias criativas no Chile.
Raúl Ernesto Casas Valencia
Representante do Ministério da Cultura da Colômbia, é sociólogo e atualmente faz mestrado em Estudos Culturais. Tem mais de seis anos de experiência em pesquisas no setor da cultura tanto no setor público como na universidade. Trabalha na equipe da Conta Satélite da Cultura de seu país como Assesaor da Linha de pesquisa ” Investigación y Conocimiento” para o Grupo de Empreendimento Cultural do Ministério da Cultura da Colômbia.
Luis Ortiz
É diretor do Instituto de Ciencias Sociales de Paraguay (ICSO Paraguay), doutor em Sociologia, docente da Universidade Católica “Ntra. Sra. de la Asunción” e da Faculdade Latino-americana de Ciências Sociais (FLACSO) – Sede Paraguai.
Diana Marcela Rey
É responsável pela área de cultura do Convênio Andrés Bello (Colômbia), encarregado da metodologia de pesquisa das Contas Satélite da Cultura da América Latina. É doutora em Estudos da América Latina e tem vasta experiência na implantação de políticas públicas na região Ibero-americana.
Além dos convidados internacionais contaremos também com a presença de especialistas brasileiros, confira alguns já confirmados.
Palestrantes brasileiros
Antonio Carlos Alkmim
É Mestre e Doutor em Ciência Política pelo IUPERJ com curso de Especialização em Métodos Quantitativos na Universidade de Michigan. Atua como pesquisador Senior e Gerente em Pesquisa e Estudo Federativos do IBGE, professor da Puc-Rio e consultor em pesquisa de opinião e metodologia de pesquisa social.
Cristina Lins
Consultora em Indicadores Culturais do Ministério da Cultura do Brasil é economista e Mestre em Estudos Populacionais e Pesquisas Sociais pela ENCE/RJ. Trabalhou no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), sendo que, de 2004 a maio de 2015, como responsável técnica do Sistema de Informações e Indicadores Culturais, estudo desenvolvido em parceria com o Ministério da Cultura – MinC.
Leandro Valiati
Doutor em Economia do Desenvolvimento, é professor, consultor e pesquisador em Economia da Cultura em instituições nacionais e internacionais, entre elas UFRGS, Ministério da Cultura do Brasil, FACAMP, Unesco, FEE-RS, Organização dos Estados Ibero Americanos (OEI) e Universidade de Valência – Espanha. Coordenador do Observatório da Economia Criativa do Rio Grande do Sul (OBEC RS).
João Leiva
Bacharel em economia e mestre em cinema pela USP. Jornalista, trabalhou por quase dez anos no jornal Folha de São Paulo. Também atuou na agência de comunicação CDN, no jornal Valor Econômico e na Secretaria de Estado da Cultura, nesta última como assessor de comunicação. Desde 2004 administra a JLeiva Cultura & Esporte, onde presta consultoria para empresas, institutos e fundações como Vale, CCR, Nike, Itaú e British Council. Desenvolve projetos culturais e realiza pesquisas e estudos sobre a área.
Silvia Finguerut
Arquiteta e especialista em estudo e restauro de monumentos pela Universidade de Roma. Foi gerente geral de Patrimônio e Meio Ambiente da Fundação Roberto Marinho e coordenou obras de revitalização da Casa Daros, no Rio de Janeiro. Professora de Formatação e Gestão de Projetos Culturais no MBA em Gestão de Museus na Universidade Candido Mendes e coordenadora de projetos culturais da FGV Projetos.
Fabio Senne
Coordenador de Pesquisas do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), ligado ao Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br). É Mestre em Comunicação pela Universidade de Brasília (UnB) e Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (USP).
Frederico Barbosa
Possui graduação em Ciências Sociais, Mestrado e Doutorado em Sociologia pela Universidade de Brasília (UnB). Atualmente é professor do Mestrado em Direito e Políticas Públicas no Centro Universitário de Brasília (UniCeub) e pesquisador do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA). Atua no acompanhamento e pesquisa na área de políticas públicas sociais e culturais.