#SicSur2011: Reunindo os sistemas nacionais de informação cultural da América do Sul

O Secretário de Políticas Culturais, Sérgio Mamberti, o Diretor de Estudos e Monitoramento de Políticas Culturais, Américo Córdula, e o Diretor Nacional de Indústrias Culturais da Secretaria de Cultura da Argentina, Rodolfo Hamawi, abrem o evento.

O SICSUR é um programa oficial do Mercosul Cultural desde 2009. O projeto consiste em suprir a carência histórica na região de falta de dados e informações para o campo cultural. Ao agregar e disponibilizar estatísticas, mapas culturais, dados sobre o comércio exterior, legislações, documentos e publicações, o SICSUR é base para o estudo comparativo das políticas culturais dos países e espaço para o debate e troca de conhecimento. Atualmente, o site disponibiliza mais de 4.200 registros no mapa cultural, mais de 50 tabelas e gráficos sobre as estatísticas culturais, 248 leis cultural, 9 documentos e 2 publicações originais.

O projeto é desenvolvido principalmente por meio de reuniões/seminários anuais entre os representantes de 10 países da América do Sul (Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela). Nessa perspectiva, realizamos, nos últimos dias 5 e 6 de dezembro, na cidade do Rio de Janeiro, o VI Seminário sobre Informações Culturais do Mercosul – SICSUR em parceria com a Coordenação Técnica do SICSUR, que corresponde à Argentina. Foi um momento em que tivemos a oportunidade de receber os representantes de todos os 10 países para avaliarmos conjuntamente os trabalhos que vêm sendo realizados no âmbito do projeto e compormos um plano de trabalho para continuarmos avançando em 2012.

Para nossa satisfação, o seminário deste ano marcou também o lançamento em português da primeira edição da revista Enclave Cultural. A revista, que também pode ser baixada aqui, é uma publicação realizada pelo SICSUR e resultado direto de textos enviados pelos colaboradores de cada país. Para essa primeira edição, foi adotado um formato livre de tema para a produção dos textos, porém com a sugestão de que fossem tratados assuntos pertinentes aos estudos do SICSUR, como a institucionalidade, a economia da cultura e as legislações que abordam o campo cultural. Outra boa notícia é que a partir de proposta aceita no seminário, a revista deverá ter publicação semestral já no ano de 2012.

No momento em que estamos trabalhando para a implantação de nosso SNIIC, a participação num encontro como esse é fundamental para percebermos os rumos que nossos colegas sul-americanos estão tomando na construção de seus respectivos sistemas nacionais. Alguns deles já se mostraram bem adiantados e com respeitável sucesso. Sem qualquer dúvida, temos de destacar o excelente papel que vem sendo desempenhado pelos nossos colegas argentinos, tanto exercendo a Coordenação Técnica do SICSUR, quanto no desenvolvimento de seu sistema nacional – SINCA. Entre outras propostas apresentadas, vale lembrar a disposição desses colegas em ceder o uso da plataforma do SINCA aos demais países com a finalidade de impulsionar a criação de seus respectivos sistemas nacionais.

Além disso, o encontro foi uma ótima oportunidade para a troca de experiências e provocações. De nossa parte, principalmente num sentido de irmos além de um sistema de informações, como vem se desenhando nosso projeto – uma plataforma para a governança colaborativa – CULTURA.BR. Em nossa opinião, a forte vinculação legal de nosso sistema de informações como instrumento para o monitoramento do Plano Nacional de Cultura é um grande estímulo a virmos evoluindo para esse conceito. Outro fator que vem sendo agregado ao SNIIC e que valeu menção no seminário é que, a partir das soluções tecnológicas encontradas para o seu desenvolvimento, ele possa ser utilizado como base para um sistema de registro de obras com o uso de licenças públicas.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *