Reunião de planejamento do sistema Mapas Culturais no MinC

Nos dias 1 e 2 de fevereiro aconteceu na sede do Ministério da Cultura em Brasília a primeira reunião de planejamento sobre o uso do software Mapas culturais, utilizado no Sistema Nacional de Informações e Indicadores Culturais, no Cadastro Nacional de Bibliotecas e de Museus, além da Rede Cultura Viva.

A reunião contou com a presença de representantes do sistema Minc e com membros do Instituto TIM, responsável pelo desenvolvimento do software, segundo acordo de cooperação firmado entre as instituições no ano passado.  

Na ocasião foram discutidos diversos pontos de melhoria para o sistema e acordado um plano de trabalho que atenderá às diversas áreas do Ministério. De acordo com Felipe Cabral, coordenador de tecnologia do Instituto TIM, “a abertura que o Ministério da Cultura tem de receber o Instituto e representantes de iniciativas que utilizam o Mapas Culturais, como secretarias de cultura municipais e estaduais e outros projetos, representa um avanço para a ferramenta”.

O consultor cultural, e um dos idealizadores do projeto Mapas Culturais, Miguel Gondim de Castro destacou que na ocasião identificamos gargalos gerais que podem ser resolvidos contemplando as demandas de várias pessoas que utilizam o sistema”. 

Por sua vez, Leonardo Germani, Coordenador Geral do SNIIC destacou que ‘’a reunião foi importante para que todas as áreas do MinC participassem do planejamento de desenvolvimento da ferramenta, que serve de base pra todos os cadastros de ações das áreas. É essencial envolver de todas as áreas para definirmos o  que deve ser desenvolvido como prioridade, onde deve ser investida energia na ferramenta”, aponta.

Como resultado, o Ministério da Cultura fechará nas próximas semanas um plano de trabalho a ser desenvolvido junto com o Instituto Tim aplicando o que foi priorizado na reunião.

Confira a seguir as fotos do encontro.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *