Diagnóstico da ontologia atualmente existente no MinC

O ponto de partida do  diagnóstico da ontologia atualmente existente no Ministério da Cultura voltada para informações e indicadores culturais parte de uma visão social sobre a história e surgimento da instituição com o intuito de observars quais são as fontes e as formas de coleta de informação institucional hoje existentes e utilizadas no MinC.

O diagnóstico parte da análise das fontes de informação coletadas pela Coordenação Geral de Monitoramento de Informações Culturais da Secretaria de Políticas Culturais e que foram consideradas por essa coordenação como o produto de diferentes estratégias já realizadas pelo MinC na direção da construção de taxonomias e vocabulários controlados.

Dentre os objetivos do diagnóstico destaca-se;

  • Identificar termos e atributos dos termos candidatos para a composição da ontologia de políticas culturais;
  • Mapear quais são os candidatos a termos que possuem maior conectividade entre as diferentes fontes de informação e podem servir de elementos transversais para composição da ontologia, ampliando seu potencial de coesão estrutural;
  • Mapear os buracos estruturais entre as fontes de informação na análise de sua rede semântica dos termos candidatos de forma a facilitar a identificação de pontos de convergência que devem ser levados em consideração na composição da ontologia;
  • Identificar os problemas técnicos das expressões atualmente em uso segundo orientações de normas internacionais para a construção de termos de taxonomias e produzir recomendações que evitem a recorrência desses problemas em trabalhos futuros;
  • Produzir recomendações técnicas que favoreçam as estratégias de mediação do trabalho colaborativo de desenvolvimento da ontologia.

Dentre as referências utilizadas ressalta-se dois tipos de documentos utilizados para a construção deste diagnóstico: fontes de informação (provenientes do MinC e suas vinculadas) e normas técnicas/trabalhos científicos.

A análise de dados das fontes informacionais buscou por padronizar as redundâncias encontradas nas diferentes fontes de dados, encontrando pontos de convergência e, em casos específicos, de divergência no que consiste o trabalho de desenvolvimento de uma ontologia de políticas culturais para o MinC.

Além disso, teve por objetivo identificar todas as expressões utilizadas nos documentos fornecidos e identificar aquilo que poderia ser considerado como um possível termo para compor a ontologia e o que poderia ser atributos de termos, entendendo por atributo elementos descritivos de dados que ajudam a caracterizar o que é um determinado termo da ontologia.

O detalhamento das fontes de informação, em formato de tabelas, pode ser visualizado aqui.

Após a análise foram identificadas as redes semânticas, que mostram como os termos se relacionam entre si por fonte de informação. É uma forma visual de representar as relações entre os termos candidatos de cada fonte de informação, facilitando identificarmos como esses termos estão estruturados.

rede semantica
Observando a figura 01, temos que as cores representam as áreas institucionais do MinC e são o elemento mais importante de organização dos nós da rede semântica. Temos 8 cores no grafo e a legenda no canto superior da figura mostra o que significa cada cor e quantidade relativa de nós presentes no grafo respectivo a essa cor. Temos que o “Mapas Culturais” é a fonte de informação mais expressiva na constituição da rede semântica, chegando a um número de mais de 30% dos seus nós, sendo seguida por IPHAN e “Equipamentos Culturais”.

Para efeito do trabalho de diagnóstico das atuais estruturas de informação do MinC e mesmo para os trabalhos futuros de constituição da ontologia, cabe afirmar aqui que o centro dessa rede semântica são os elementos estruturais mais importantes das estratégias de informação atualmente vigente no MinC.

Utilizando como indicador de centralidade dos termos candidatos, a equipe da UFG aplicou o algoritmo de cálculo de centralidade por intermediação para verificar o valor de cada termo candidato na rede semântica chegando a um conjunto de 20 termos candidatos para a Ontologia.

Confira esta lista e outros dados no relatório do diagnóstico da ontologia atualmente existente no Ministério da Cultura.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *