Segunda Reunião do GT Glossário da Cultura

a782ab4c-146b-4897-9143-0df876756b27

por Paulo Zab

A II Reunião do GT Glossário da Cultura, realizada nos dias 12 e 13 de Abril, teve por objetivo central “Avaliar taxonomias existentes para possível reutilização”. A reunião também serviu para apresentação dos resultados obtidos no encontro anterior, realizado em Fevereiro.

Nesta edição, estiveram presentes representantes de entidades como Agência Nacional do Cinema – Ancine, Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural – SCDC, Fundação Casa Rui Barbosa, Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura, Conselho Nacional de Políticas Culturais – CNPC, Secretaria de Articulação Institucional – SAI, Secretaria do Audiovisual, Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes de Cultura das Capitais e Regiões Metropolitanas, Secretaria de Fomento e Incentivo à Cultura – SEFIC, Secretaria de Planejamento, Orçamento e Administração – SPOA, Fundação Nacional das Artes – Funarte, Fundação Palmares, Instituto Brasileiro de Museus – IBRAM, Coordenação de Gestão de Tecnologia da Informação – CGTI e Coordenação de Gestão de Cultura Digital.

Após a fala de Leonardo Germani, Coordenador do Sistema Nacional de Informações e Indicadores Culturais – SNIIC, que deu os informes gerais a respeito do desenvolvimento do trabalho, a Professora Eliany Alvarenga, do Núcleo de Pesquisas em Gestão, Políticas e Tecnologias de Informação da Universidade Federal de Goiás – NGPTI/UFG, iniciou a sequência de trabalhos fazendo uma apresentação do resultado da sistematização dos grupos que foram montados para discutir separadamente o Escopo, as Questões, os Objetivos  e a Governança da Ontologia. A apresentação completa está disponível aqui.

Dentro da construção e do maior entendimento dos objetivos gerais do projeto, foi feito novamente a divisão dos grupos de trabalho para que houvesse a inclusão ou correção do que foi colocado na proposta e só então passou para a fase de aprovação. O grupo entendeu que, a exceção de pequenos detalhes e correção de alguns termos, o relatório conseguiu sistematizar as ideias colocadas nas reuniões.

O Professor Danton Martins, também da equipe do NGPTI/UFG, fez uma apresentação do relatório de avaliação das taxonomias existentes, mostrando através de gráficos o material enviado por plataformas de instituições como Instituto Nacional de Museus (IBRAM) , Diretoria Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (DLLLB), Equipamentos Culturais, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), Agência Nacional de Cinema (ANCINE), Mapas Culturais e do  Sistema de apoio às Leis de Incentivo à Cultura (SALIC) e teve como objetivos: a) Identificar termos e atributos dos termos candidatos, b) Mapear termos que possuem maior conectividade, c) Mapear os buracos estruturais  entre as fontes de informação, d) Identificar os problemas técnicos das expressões em uso e e) Produzir recomendações técnicas que favoreçam as estratégias de mediação do trabalho colaborativo de desenvolvimento da ontologia. O relatório completo está disponível em Diagnóstico.

Dentro do diagnóstico apresentado, ficou claro que a estrutura do Mapas Culturais é a que mais está dentro das linhas de influência e de acordo com o que vem sendo construída pelo GT, e acabou sendo aprovada e incorporada pelo grupo depois de uma breve revisão.

A manhã do segundo dia de encontro foi aberta para apresentação de exemplos de ontologias, taxonomias, dicionários e tesauros trazidos pelos participantes do GT, onde contou com a apresentação de representantes de entidades como da Secretaria de Cultura de São Paulo, Claudinéli Ramos; do Colegiado Setorial de Música, Daniele Ribas e da Representante do SPC, Míriam Leitão, coordenadora Geral do Plano Nacional de Cultura. Sua apresentação focou principalmente na definição de termos que aparecem na proposta de revisão das metas do PNC e que podem contribuir na construção da ontologia. Veja pacote com todas as apresentações.

Dentro da necessidade de ser realizado novos encontros, surgiu a proposta de ser criado um grupo extra para discutir mais a fundo os Modelos de Governança da Ontologia, onde o local ficou a ser definido em um momento posterior. Para tanto, foi solicitado aos participantes interessados apresentar seus nomes para ficar a disposição. Devido a falta de recursos no Ministério, o Professor Danton Martins também colocou a possibilidade do encontro ser construído a partir de recursos disponíveis na UFG.

O calendário de reuniões, que previa encontros mensais até o final do ano, acabou passando por modificações onde foi colocado a possibilidade de cancelamento de um ou dois encontros. Sendo assim, a próxima etapa ficou marcada para os dias 08 e 09 de junho.

Acompanhe a atualização das informações de trabalho do grupo através da página http://vocabularios.cultura.gov.br/

Confira algumas fotos do encontro:

Participantes:

Membros da Comissão SNIIC/servidores MinC e Entidades Vinculadas: Aloysio Guapindaia, André Guimarães, Anna Flávia Pires, Antía Vilela, Gilvania Valença, Gisele Dupin, Luciana Grins, Luís Trotta, Luis Batista, Marcelo Alberto, Rose Miranda, Sandro Martins, Simone Hastenreiter, Vanessa Batista, Nitai da Silva, Francisco da Silva, Jeserveire Alvares, Miriam Araujo, Karla Uzêda, Jorge Arruda, Lorena Vilarins, Rafaela Queiros de Lima, Maria Salete Miranda, Kilder de Meneses, Leonardo Menezes.

Representantes indicados pelo Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura: Claudineli Ramos

Representantes indicados pelo Fórum dos Secretários e Dirigentes de Cultura das Capitais e Regiões Metropolitanas:  José Oliveira Júnior e Marcos Cordiolli

Representantes da sociedade civil, indicados, preferencialmente, pelo Conselho Nacional de Política Cultural: Daniela Ghezzi, Diego da Silva, Elisa Machado, Paulo Ramos, Shigeaki Alves, Alexande de Mello Júnior

Universidade Federal de Goiás (UFG): Dalton Martins

Convidados: Rodolfo Fonseca – Consultor DPMUS/COMUSE/IBRAM – MinC

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *