Apresentamos abaixo dados referentes ao comércio exterior de bens e serviços culturais. O conjunto de informações apresentado compreende dados para o ano de 2014 e para o primeiro semestre de 2015. Nesta página não procuramos fazer nenhuma análise dos dados, apenas os apresentamos de maneira estruturada e disponibilizamos os dados brutos para que futuras análises possam ser realizadas.
Este levantamento foi realizado dentro do escopo do compartilhamento de informações com o SICSUR (Sistema de Informações Culturais do Mercosul), e a seleção dos bens e serviços que seriam considerados para o estudo foi feita dentro deste escopo. Para futuras análises pretendemos ampliar esta seleção.
Estas informações foram coletadas junto ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e trabalhadas por nós. Todas as informações brutas utilizadas para montar os gráficos apresentados abaixo, estão disponíveis nos seguintes anexos:
- Dados brutos sobre Bens culturais
- Dados brutos sobre Serviços culturais
- Planilha trabalhada com gráficos
Serviços Culturais
Os dados referentes a Serviços Culturais são extraídos do SISCOSERV. Complementa os dados aqui apresentados o documento de notas metodológicas que detalha aspectos da coleta e organização dos dados do SISCOSERV e orienta a sua interpretação. O documento pode ser localizado no seguinte endereço eletrônico: http://www.mdic.gov.br/index.php/comercio-servicos/a- secretaria-de- comercio-e- servicos-scs-9/apresentacao-7
São apresentados dados dos dois módulos do SISCOSERV: Venda e Aquisição. Os dados extraídos do módulo Venda correspondem a vendas (exportações) feitas por residentes ou domiciliados no Brasil a residentes ou domiciliados no exterior. De forma análoga, os dados extraídos do módulo Aquisição correspondem a aquisições (importações) feitas por residentes ou domiciliados no Brasil de residentes ou domiciliados no exterior.
Os serviços são classificados de acordo com a Nomenclatura Brasileira de Serviços e Intangíveis – NBS. Para que o sigilo fiscal e comercial dos declarantes seja preservado os dados são divulgados apenas quando há mais de 3 residentes ou domiciliados no Brasil representados. Como consequência dessas precauções, os valores totais apresentados divergirão do somatório dos valores individuais. Da mesma forma em cada agregação os somatórios dos valores individuais serão distintos entre si.
Balança Comercial para serviços culturais nos anos de 2014 e 1◦ sem/2015
Foram considerados os serviços com as seguintes NBS – Nomenclatura Brasileira de Serviços e Intangíveis:
- 1.2501 – Serviços de produção audiovisual, de apoio e relacionados;
- 1.2502 – Serviços de apresentação e promoção de atuações artísticas e outros serviços de entretenimento ao vivo;
- 1.2503 – Serviços de atuação artística e outros serviços artísticos.
Distribuição dos valores de serviços culturais por NBS para vendas e aquisições em 2014.
Distribuição dos valores de serviços culturais por NBS para vendas e aquisições no 1◦ sem/2015.
Distribuição dos valores de serviços culturais por país para vendas e aquisições em 2014
Nos gráficos abaixo, os itens que não apresentam informações de venda ou aquisição não significam, necessariamente, que o valor é zero. Como explicado na abertura deste documento, quando há menos de 4 indivíduos no Brasil envolvidos na operação, o valor é omitido para preservar a privacidade dos agentes econômicos.
Distribuição dos valores de serviços culturais por país para vendas e aquisições no 1◦ sem/2015.
Bens Culturais
Os dados de comércio exterior de bens culturais estão acessíveis a partir do sistema Aliceweb, do MDIC. Foram considerados os bens com as seguintes NCM – Nomenclatura Comum do MERCOSUL:
- 37 – Produtos para fotografia e cinematografia;
- 49 – Livros, jornais, gravuras e outros produtos das indústrias gráficas; textos manuscritos ou datilografados, planos e plantas e;
- 85 – Máquinas, aparelhos e materiais elétricos, e suas partes; aparelhos de gravação ou de reprodução de som, aparelhos de gravação ou de reprodução de imagens e de som em televisão, e suas partes e acessórios.
Balança Comercial para bens culturais nos anos de 2014 e 2015.
Comércio exterior de bens culturais por país
Abaixo apresentamos a distribuição por país para vendas de bens culturais em 2014 e 2015, destacando os 10 países mais relevantes, separados por NCM para cada recorte.
Distribuição por país para vendas e aquisições de bens culturais em 2014 e 2015 com NCM que engloba: Máquinas, aparelhos e materiais elétricos, e suas partes; aparelhos de gravação ou de reprodução de som, aparelhos de gravação ou de reprodução de imagens e de som em televisão, e suas partes e acessórios.
Distribuição por país para vendas de bens culturais em 2014 e 2015 com NCM que engloba: Livros, jornais, gravuras e outros produtos das indústrias gráficas; textos manuscritos ou datilografados, planos e plantas.