Forum Nacional de Sistemas de Informação Cultural em construção

Estamos construindo o I Fórum Nacional de Sistemas de Informação Cultural e gostaríamos de compartilhar com todos nossa proposta para receber sugestões e realizar o melhor evento possível. Faça comentários utilizando os campos no final do post e, se quiser ser avisado quando tivermos a confirmação do evento, envie um email com seus contatos para sniic@cultura.gov.br.

O evento tem por objetivo reunir experiências de sistemas de informação cultural em andamento no Brasil, em todas as esferas de governo.

Na ocasião, o Ministério da Cultura irá apresentar seu novo sistema, e convidará os participantes para uma série de debates em torno de 3 eixos principais, que se cruzarão ao longo da programação:

Eixo 1 – Tecnologias: A tecnologia livre utilizada pelo Ministério da Cultura já está sendo utilizada em diversas cidades e estados do país. Além disso, muitas outras plataformas estão sendo desenvolvidas para a mesma função ou para funções complementares. Neste encontro, técnicos e desenvolvedores terão oportunidade de nivelar conhecimentos, articular mecanismos de colaboração e discutir o futuro do desenvolvimento dessas plataformas.

Eixo 2 – Gestão Cultural: Neste eixo, gestores culturais, públicos e privados, terão oportunidade de discutir como os sistemas de informação podem contribuir para qualificação da gestão cultural, definir estratégias de adoção dos sistemas, definir prioridades de desenvolvimento e, acima de tudo, trocar experiências na área.

Eixo 3 – Cidadania: De que maneira os esforços na qualificação da gestão e da implantação de sistemas de informação contribuem com a cidadania cultural, estimulam os produtores e facilitam o acesso do público a cultura? A proposta deste eixo é convidar a sociedade civil para participar desta construção, cuidando para que todas estas iniciativas atinjam o seu objetivo e tenham impacto real na vida das pessoas.

Local proposto: João Pessoa (a confirmar) CONFIRMADO
Data proposta: de 12 a 14 de outubro (a confirmar) 19 a 21 de outubro CONFIRMADO!
Estimativa de público: 100 pessoas

8 thoughts on “Forum Nacional de Sistemas de Informação Cultural em construção

  1. Thiago Skárnio says:

    Boa noite. Em nome da Alquimídia.org, desenvolvedora do IDCULT, sistema de mapeamento cultural utilizado em Florianópolis e São José, gostaria de manifestar interesse em participar do I Fórum Nacional de Sistemas de Informação Cultural, bem como receber notícias relacionadas.
    Nosso telefone é 48 3207-1213

    Obrigado!

  2. Pâmela Cristina Salles da Silva says:

    Bom dia, atuo na Secretaria Municipal de Cultura de Londrina-PR e recebi este comunicado por email. Agradeço o contato pois consideramos pertinente os temas dos eixos e muito nos interessa participar do fórum. Em nosso município estamos a 1 ano atuando para a construção do SMIIC e ainda necessitamos de muitas informações, um espaço para aprendizado, para debate e troca de experiências é muito bem vindo. O que nos preocupa é a proposta já ser para outubro deste ano. Consideramos o prazo de divulgação curto pois para conseguirmos liberação orçamentária para participar de eventos (o que inclui hospedagem, passagens, deslocamento,etc) a antecipação do pedido já com todos os detalhes é ponto crucial.

    1. Leo Germani says:

      Pâmela,

      Acabamos de confirmar a data de 19 a 21 de outubro! Vamos soltar um comunicado e agilizar as plataformas de inscrição e de propostas de atividades para o começo da próxima semana. Espero que consigamos contar com a participação de vocês. Me diga no que podemos ajudar!

      1. Pâmela Cristina Salles da Silva says:

        Olá Leo, obrigada pela resposta. Anteriormente a Laura havia me esclarecido sobre algumas questões e repassado mais informações, fiz a inscrição segundo os critérios definidos e estamos aguardando o retorno da seleção. Aqui no município ainda não recebemos resposta quanto ao financiamento para a participação. Por hora agradeço a atenção de todos vocês.

  3. Branca says:

    Massa! Algumas perguntas:
    Qual o tipo de metodologia que será usada dentro destes 3 eixos citados?

    Outra questão é com relação aos convidados para debate, já existe uma lista prévia?

    Acredito que seria interessante aproveitarmos esse evento para criar um espaço de encontro com experiências ainda não conhecidas. Talvez uma chamada pública de apresentação de projetos nos ajudaria com isso.

    1. Leo Germani says:

      A ideia, a princípio, é ter algumas grandes mesas de debates que unam os 3 eixos. E dentro de cada eixo mesas menores e espaço livres para discussão e hacking.

      Não exite lista dos convidados ainda. Apenas algumas ideias. E a idéia é receber propostas de atividades. Também estamos planejando um mini-edital de passagens

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *