Reunião sobre glossário da cultura e dados abertos

No último dia 5/11 fizemos uma reunião de trabalho entre pesquisadores da Universidade de Goiás e a equipe da Coordenação de Monitoramento de Informações Culturais Secretaria de Políticas Culturais (SPC) do Ministério da Cultura. Na ocasião foi apresentado o cronograma de trabalho no âmbito do projeto de pesquisa “ Laboratórios de Metodologias e Tecnologias Informacionais para a Cultura: Software Livre e Dados Abertos”.

A pesquisa será responsável por subsidiar o Ministério da Cultura com informações para o embasamento teórico de dois grandes projetos: O Glossário da Cultura e o portal de Dados Abertos.

Glossário da Cultura

Na parte da manhã os presentes conversaram sobre as possibilidades de representação do conhecimento, desde aspectos da ontologia à análise e visualização de dados de indicadores culturais.

O Coordenador de Sistemas de Informação do MinC, Nitai Silva, sugeriu que fosse realizado um Workshop para gestores e servidores do Ministério para apresentar o tema das Ontologias, nos mesmos moldes do que já foi realizado no Ministério do Planejamento, Orçamento e GEstão (Mpog).

Por sua vez, o Coordenador-Geral de Monitoramento de Informações Culturais do MinC, Leonardo Germani,  informou que será criado um grupo de trabalho (GT) do glossário da cultura, que terá como atribuição a criação da ontologia da cultura em conjunto com o grupo de pesquisadores da UFG. Este grupo será composto por integrantes da sociedade civil, gestores estaduais e municipais e poder público.

A professora e pesquisadora Eliany Alvarenga da UFG destacou a relevância do projeto e o fato de que “sistemas de informação subsidiam a tomada de decisões e construção de políticas públicas”. Já o professor e pesquisador Dalton Martins explicou a metodologia da pesquisa ressaltando que partirá de um levantamento dos termos candidatos à construção da ontologia, ou seja, as fontes de informação da cultura, como por exemplo o novo SNIIC e o Sistema de Apoio às Leis de Incentivo à Cultura (Salic).

O grupo de trabalho que será constituído para trabalhar com o Glossário da Cultura será responsável por aprovar, ou não, os termos candidatos que posteriormente irão se transformar em classes, hierarquias, propriedades e facetas. Segundo o pesquisador esta é uma “metodologia espiral, que parte de um núcleo mais reduzido de ontologias, mas que se expande a medida em que há novas versões e informações”.

A Coordenadora de Infraestrutura de Informações Culturais Adriana Veloso, por sua vez, sugeriu que o grupo buscasseagregar outros pesquisadores por meio de divulgação de chamadas de trabalho, por exemplo, dentre outras estratégias para garantir a participação social”.

Portal de Dados Abertos

No período da tarde representantes da Secretaria de Fomento e Incentivo à Cultura (SEFIC) do MinC se juntaram aos participantes para debater sobre a construção do portal de Dados Abertos da Cultura, já que as primeiras informações que serão abertas são aquelas do Salic, de responsabilidade da Sefic.

O professor da UFG Douglas Cordeiro explicou que a pesquisa partirá de um levantamento qualitativo das iniciativas de dados abertos no Brasil, incluindo levantamento dos projetos, e análise aprofundada, com entrevistas, de casos considerados mais relevantes.

Em um segundo momento as equipes da UFG e do MinC irão levantar requisitos para o desenvolvimento do portal de dados abertos do MinC. Para tanto a pesquisa da UFG subsidiará o MinC com um relatório técnico apontando melhores práticas, metodologias, ferramentas e formatos, para, a partir de 2016, iniciarem o desenvolvimento do portal.

As equipes finalizaram a reunião com encaminhamentos de revisão do cronograma e com agendas de trabalho para as próximas semanas. Acompanhe aqui no blog do novo SNIIC as notícias.
Confira o vídeo da entrevista com a professora e pesquisadora Eliany Alvarenga da Universidade Federal de Goiás.


Imagens: Elimar Caranguejo
Texto: Adriana Veloso

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *