Apresentações do I Fórum Nacional de Sistemas de Informações Culturais

Compartilhamos aqui as apresentações disponibilizadas pelos participantes e palestrantes do I Fórum Nacional de Sistemas de Informações Culturais, ocorrido de 21 a 23 de outubro de 2015, em João Pessoa. Confira os links, as fotos e as exposições.

Dia I

A abertura do Fórum contou com apresentações de experiências sistemas de informação  como o Observatório da Cultura de Porto Alegre, o Mapa Cultural de Tocantins, o IDCult, de Florianópolis, o Lugares da Cultura – São José dos Campos, o Varadouro Cultural, João Pessoa, o JP Cultura, João Pessoa, o SP Cultura, de São Paulo e a Rede Cultura Viva, do Ministério da Cultura (MinC).

Na  exposição sobre o novo Sistema Nacional de Informações e Indicadores Culturais (SNIIC), o coordenador Geral de Monitoramento de Informações Culturais da Secretaria de Políticas Culturais (SPC) do Ministério da Cultura, Leonardo Germani, destacou que a reformulação do SNIIC partiu do princípio de que o Sistema de Informações e Indicadores do MinC deveria ser um agregador e integrador de informações, que auxiliasse as áreas na sistematização de informações, oferecendo tecnologia, infraestrutura e metodologia e que gerasse valor para o gestor e para a sociedade. Sobretudo ressaltou que o novo SNIIC deve ser um cadastro vivo, alimentado tanto pelos gestores como pela sociedade.

Confira aqui a apresentação do novo SNIIC.

Neste contexto destacou a adoção do Mapas Culturais, um software livre para mapeamento colaborativo e gestão da cultura, já utilizado com sucesso em algumas das iniciativas apresentadas.  Por isso, anunciou que o Ministério da Cultura passará a utilizá-lo no SNIIC e apoiar seu desenvolvimento tanto por meio da oferta de infraestrutura tecnológica e como de material de apoio e de formação a distância para estados a municípios interessados em utilizá-lo.
Confira as imagens do primeiro dia (21/10),

Dia II

O segundo dia do I Fórum Nacional de Sistemas de Informações Culturais contou com quatro grandes atividades. Pela manhã ocorreu o painel Organizando Informações Culturais, cuja programação foi construída de forma colaborativa pelos participantes (saiba mais aqui). Dentre as exposições a Secretaria de Cultura de Londrina (PR) disponibilizou sua apresentação sobre a construção de seu Sistema Municipal de Informações e Indicadores Culturais. De acordo com Pâmela Cristina Salles Silva, Gerente de Ação cultural da prefeitura “em 2013, o primeiro teste de organização da informação cultural da cidade apresentou 77 pontos e 315.595 atendimentos”. Veja a apresentação aqui. Já a apresentação da Secretaria de Cultura do estado de São Paulo, feita pela Claudineli Ramos, está disponível aqui.

Ainda pela manhã ocorreu o encontro entre o Observatório de Economia Criativa (OBEC) da Universidade Federal da Bahia e da especialista em pesquisas na área cultural Cristina Lins. Messias Bandeira, da Universidade Federal da Bahia  e Cristina demonstraram ao público presente as iniciativas no sentido de qualificar as pesquisas e estatísticas do campo cultural brasileiro.

No período da tarde aconteceu o debate “Plataformas para a Cultura” que contou com a exposição de experiências e possibilidade de aplicações para difusão, circulação e promoção da economia da cultura. Em seguida houve a apresentação dos professores Dalton Martins e Eliany Alvarenga, ambos da Universidade Federal de Goiás intitulada “Do documento às ontologias: perspectivas da organização do conhecimento na era da inteligência coletiva”, confira;

Em uma verdadeira aula sobre como tornar mais acessíveis e mais inteligentes os crescentes acervos de informação e conhecimento os professores apresentaram um histórico sobre o desafio da organização da informação.

Confira as imagens o segundo dia.

Dia III

O terceiro e último dia do Fórum começou com o encontro de gestores – Experiências de implantação de sistemas de informação em que os participantes compartilharam experiências de adoção do software “Mapas Culturais” e outras ferramentas nos diferentes municípios e estados da federação. A atividade foi marcada pela articulação em rede de gestores culturais envolvidos na construção de informações e indicadores culturais.

Ainda pela manhã, Marcelo Gruman, da Funarte, apresentou dados do Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz do ano de 2006 à 2015 na atividade “Monitoramento das políticas de fomento”. Na mesma atividade o Coordenador Geral do Plano Nacional de Cultura (PNC), João Pontes, apresentou a revisão das metas do PNC, que se encontra em consulta pública aqui.  Confira a apresentação de Marcelo Gruman, da Funarte, aqui.

No período da tarde outra atividade proposta pelos participantes foi o Mapeamento de Informações Culturais, que contou com exposições de São Bernardo do Campo e Campinas (SP), de Recife (PE) e de Belém (PA). Na apresentação “Cartografia do Patrimônio Cultural no Bairro da Terra Firme, em Belém-PA, Vanessa Malheiros Morais destacou os benefícios do mapeamento cultural participativo. Confira sua apresentação aqui e as imagens do terceiro dia abaixo.

Participe você também e colabore com o mapeamento cultural do país!


Texto: Adriana Veloso
Imagens: Ministério da Cultura

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *