Hábitos e consumo de bens culturais

A mesa Hábitos e consumo de bens culturais abriu os trabalhos do segundo dia (17/12) do Seminário Latino-Americano de Informações e Indicadores Culturais, que acontece  no hotel Mercure, em Brasília.

O consumo de bens culturais está diretamente relacionado à sociabilidade e à organização social, tendo impactos econômicos e simbólicos, além de afetar diretamente as condições para o exercício da cidadania. A atividade foi mediada pela consultora do Ministério da Cultura Cristina Lins, que destacou a diversidade dos presentes na mesa.

Para iniciar o debate João Leiva da empresa Jleiva apresentou os resultados da pesquisa Cultura em São Paulo, que investigou o hábito de consumo cultural dos paulistas tanto na capital como em cidades do interior do estado. Confira sua apresentação.

Em seguida Fabio Senne, que é Coordenador de Pesquisas do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), mostrou alguns resultados da pesquisa TICs domicílios e indicou que a partir do próximo ano (2016) o órgão publicará um suplemento bi anual específico sobra a cultura. Acessa aqui sua apresentação.

Luis Ortiz, sociólogo e diretor do Instituto de Ciencias Sociales de Paraguay (ICSO Paraguay), realizou sua fala sobre práticas culturais e acesso à cultura no Paraguay, com destaque para uma abordagem sobre estilos de vida. Baixe sua apresentação.

Por fim, Ana Cecilia Cissi Montilla Rugeles, demonstrou como o México combateu o analfabetismo promovendo a leitura no país. Além abordar o histórico de políticas culturais de seu país Rugeles trouxe dados e indicadores sobre o acesso à leitura no México. Acesse sua apresentação aqui. 

Confira as fotos do debate.

 

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